Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

FERREROS SEM AMBRÓSIO

estas saíram mais perfeitas

Esta receita foi desenvolvida pela Essence Prime Care em conjunto com Cooking with Ana e eu descobri-a na revista Zen. Experimentei-a hoje e só vos digo que é deliciosa, para além de muito mais saudável que os originais FR.
Como refere a revista Zen," esta receita é baixa em hidratos de carbono,isenta de açúcares e rica em gorduras naturais, provenientes das oleaginosas,tendo por isso o potencial de nutrir o sangue,cuja circulação está associada ao coração,enquanto fortalece o sistema digestivo,nomeadamente o baço-estômago. Estas potencialidades tornam-se altamente favoráveis para pessoas que se revejam em cenários de stress e preocupação constantes,aliados a níveis de ansiedade,falta de apetite ou, por outro lado, tendência para a gula(especialmente à noite ou após as refeições.Mulheres com amenorreia (ausência de menstruação), menstruação irregular,encontrarão benefícios,assim como indivíduos com alteração de coagulação ou anemia.Os conselhos mencionados são somente indicativos e não dispensam diagnóstico prévio."

Vamos então à RECEITA:

INGREDIENTES:

1/2 copo de avelãs (metade para a massa e outra metade para envolver o Ferrero)

15 a 20 avelãs (para o centro do Ferrero)

1 copo de tâmaras (cerca de 10)

1/4 de cacau puro em pó

1 pitada de baunilha

2 colheres de natas de aveia ou leite de amêndoa

1 tablete de chocolate 70-72% sem açúcar




PREPARAÇÃO:

Passo 1 : Reserve entre 15 a 20 avelãs para o centro do Ferrero
Passo 2 : Pique as avelãs no processador e reserve metade para polvilhar no fim
Passo 3 : Às restantes avelãs picadas, junte as tâmaras,o cacau cru em pó,a baunilha, as natas ou leite e processe tudo até ficar uma massa granulosa.
Passo 4 : Pegue nas avelãs que reservou de início e envolva-as com a massa acabada de fazer, formando pequenas bolas.Coloque-as no congelador por 30 minutos para adquirirem uma maior consistência.
Passo 5 : A 5 minutos de retirar do congelador, derreta a tablete de chocolate e deixe arrefecer ligeiramente.Envolva os Ferreros no chocolate e polvilhe-os com as avelãs trituradas.
Delicie-se...





domingo, 26 de fevereiro de 2017

CARNAVAL...

...ou o adeus à carne



A festa do carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "festa do adeus à carne" marcado pela expressão carnis levale, que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "levale" significa retirar. Era o último dia, então, que se podia comer carne, seguindo-se posteriormente o rigoroso jejum, com abstinência de alimentos de origem animal.



Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em
 contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).O termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.




O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de Dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.



No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Sobre a origem da palavra, não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que a palavra Carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra leva-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias nos excessos cometidos durante o ano, excessos esses que incluem, segundo a religião católica, a alimentação. Assim, a Quaresma era, na sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos como a carne.

Os Caretos

O ritual dos Caretos tem origens celtas ,ligado à agricultura e fertilidade ,será um dos mais antigos e genuínos em Portugal. Os caretos são homens e usam fatos coloridos, com máscara vermelha, e chocalhos. Saem à rua no Carnaval, até terça-feira, em Podence, a aldeia de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes onde esta tradição resiste. "Eles, só os homens podem ser caretos, vão atrás das mulheres. Encostam-se e elas fogem", diz António Carneiro, um dos fundadores e presidente da casa do Careto.


























































segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Café à prova de bala (Bulletproof café)

Está na “moda”, nos Estados Unidos, um café que emagrece e dá “clareza mental” a quem o bebe. Trata-se do “café à prova de balas”, criado pelo empreendedor e biohacker Dave Asprey


Anote a receita. Grãos de café sem mofo, seco. Pelo menos duas colheres de manteiga sem sal e, preferencialmente, orgânica, rica em ômega 3 e vitaminas. Uma ou duas colheres de óleo rico em triglicéridos de cadeia média (TCM, na sigla em inglês), uma gordura facilmente digerível. Voilá. Uma xícara deste café tem mais de 450 calorias e substitui o café da manhã. A explicação para isso, segundo Karina Alassal, especializada em nutrição funcional, todas as gorduras vão dar saciedade, ou seja, ao fazer o consumo, é natural que a pessoa não tenha fome.



Asprey bolou a receita numa caminhada no Tibete. Ele bebeu um chá de manteiga de iaque, típica da
culinária tibetana, e decidiu criar seu próprio café. “É uma droga para tomar controle da sua própria biologia”, disse o empreendedor ao jornal americano. Ele postou a receita num site em 2009 e desde então vem vendendo os ingredientes. O segredo é o café sem mofo, porque o mofo, disse ele, gera toxinas que acabam com os benefícios do café.






A empresa dele, Bulletproof Executive, com 20 funcionários, abriu sua primeira loja em 2015 na cidade de Los Angeles. Mais de sete milhões já baixaram o podcast de Asprey.
Apesar do sucesso entre fãs – Fallon elogiou o “café à prova de balas” em seu talk show e disse ser “a coisa mais deliciosa de sempre” –, uma professora de nutrição consultada pelo New York Times se mostrou cética quanto às virtudes medicinais da bebida. Como o café não tem carboidratos, esses comprovadamente bons para o cérebro, a especialista duvida de Asprey.

Para Karina Alassal, só a dieta do café não faz "milagre". Ela explica que se durante o dia a pessoa passar a ingerir grande quantidade de carboidratos, hão haverá redução de peso. "É preciso comer controladamente e ingerir mais proteínas".

domingo, 5 de fevereiro de 2017

S. Valentim...

...ou Dia dos Namorados




São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.



O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimonias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de S.Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.




Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrarem e comemorarem o amor que sentem.