Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarela rosada), mas a cor da sua polpa.
A toranja é um fruto muito bom para a saúde. Entre os frutos citrinos mais consumidos, encontramos as laranjas, tangerinas ou limões, no entanto muitas vezes deixamos de lado as toranjas pois costumam ter um sabor ácido ou amargo. Não obstante, escolher toranjas da época garante um sabor mais doce e fresco, além de terem muitos outros benefícios que vale a pena ter em conta.
Entre as suas inúmeras propriedades destaca-se a capacidade de desintoxicação do organismo, devido a ter um pH alcalino que elimina substâncias nocivas e tóxicas do corpo. Apresenta ainda altos níveis de fibra, o que a torna num alimento digestivo e diurético, ideal para pessoal com problemas de prisão de ventre ou com problemas de fígado (pois diminui o acido úrico).
Em relação ao sistema imunitário, a toranja ajuda a fortalecê-lo, pois tem grandes quantidades de vitamina C, a qual ajuda a evitar contipações e gripes em qualquer época do ano (principalmente no Inverno). Tem ainda diversos minerais (cálcio, ferro, fosforo, magnésio, enxofre, cloro e potássio) e vitaminas importantes (como as vitaminas A, B, B2, B3 e a já mencionada vitamina C).
Outros elementos existentes na toranja são ainda os flavonóides, como por exemplo a naringenina. Alguns dos leitores deste site, irão reconhecer a naringenina como sendo uma substância que sabota a captação de glicose pelas células adiposas. Esta mesma substância, naringenina, realmente estimula a captação de glicose nas células musculares.
Por último, para as pessoas que têm problemas de excesso de peso, é um excelente alimento pois quase não tem açúcar e por ter bastante água no seu conteúdo dá uma sensação de saciedade. Com efeito, é recomendado beber o sumo de uma toranja ou do próprio fruto após uma refeição, uma vez que irá ajudar a processar e eliminar as gorduras saturadas (graças ao ácido málico que facilita o processo de digestão).
As toranjas podem ser usadas em saladas e em qualquer receita de carne ou peixe.Hoje experimentei uma receita no forno com canela,baunilha,gengibre em pó e mel, levei ao forno dez minutos e ficaram com este aspecto delicioso...um pequeno almoço diferente.
Se ainda acha que a toranja é muito azeda, experimente uma pitada de sal.Surpreenda-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário