...A Casa dos Ossos
Por meados dos anos cinquenta, nos portos dos esteiros de Sarilhos Grandes e da Lançada,a azáfama era tanta com a partida e chegada de varinos e fragatas,que as tabernas da freguesia se enchiam de fragateiros e descarregadores,exaustos e
cansados,desejosos de um belo petisco e de um bom vinho.
Era então na taberna do "Baboso", registada com o nome de "Casa Rocha", mercearia vinhos e petiscos,que muitos se juntavam para saborear os Ossos Carregados da "Ti Isaura" e o bom vinho do "Ti Florentino". Desde então e até aos nossos dias,a Taberna ficou conhecida por Casa dos Ossos.
É agora, com este novo nome que se pretende homenagear o fundador Florentino
Russo e a sua esposa Isaura Marinheiro,cozinheira de mão cheia e a criadora da receita secreta de sabor inigualável,dos tão afamados Ossos Carregados de Sarilhos Grandes.
No dia 1 de Dezembro de 2016, a sua filha Marina Russo , o seu genro Cândido Ribeiro e os netos Diogo e Beatriz, reabriram no restaurante S. Jorge ,A Casa dos Ossos de Sarilhos Grandes,prestando-lhes assim uma justa homenagem
Sarilhos Grandes,1 de Dezembro de 2016
Cândido Ribeiro
Esta casa era no princípio do século passado,pertença da família Baptista Russo,
abastados comerciantes"sarilhenses". Na sala que é hoje a das refeições do restaurante,existiu uma chacinaria,de onde saíu muita carne de porco que abastecia os açudes de Lisboa. Mais tarde a casa foi transformada em armazém de cereais.(...) A casa foi vendida nos anos 60 ao Sr, Jacinto Caria, comerciante do Montijo,que a transformou em Café e Salão de Jogos.Nos anos 70 passou a ser Café-Restaurante São Jorge.
Cansado e com alguma idade, Jacinto Caria vendeu-a nos anos 80 ao actual proprietário Inácio Pereira, que no dia 1 de Dezembro de 2016 a cedeu a Marina Russo e passará a chamar-se "Casa dos Ossos de Sarilhos Grandes".
![]() |
Os famosos Ossos Carregados ,o principal petisco da casa Fica mesmo em frente ao coreto e merece a sua visita |
Sem comentários:
Enviar um comentário